AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA EM SUFRÁGIO DA ALMA DO CONDE D’EU

Publicado em 16/09/2022 às 12:00:10

 

No sábado, dia 27 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pela sobrinha e o marido desta, a Princesa Dona Isabel de Orleans e Bragança e o Conde Alexander de Stolberg, na Santa Missa celebrada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, em sufrágio da alma de seu bisavô, o Príncipe Dom Gastão de Orleans, Conde d’Eu, cujo falecimento completou 100 anos no dia seguinte.

 

Promovido pelo Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, o Santo Sacrifício da Missa foi oferecido pelo Pároco daquela Freguesia, Pe. Silmar Alves Fernandes, que em sua Homilia destacou o fato de Dom Gastão ter representado na História do Brasil o modelo ideal de Príncipe soldado, vitorioso na Guerra do Paraguai. Naquela mesma Igreja, a antiga Capela Imperial do Rio de Janeiro, em 1864, o Conde d’Eu desposou a Princesa Imperial Dona Isabel.

 

Ao final da celebração, Dona Isabel e o Conde Alexander dirigiram-se à Sacristia, onde de muito bom grado receberam os cumprimentos dos veteranos e jovens monarquistas e demais fieis presentes. Sempre muito amáveis e solícitos, a Princesa bem demonstrou que os títulos de seu nascimento e casamento, ao invés de lhe darem brilho, são na verdade adornados por sua pessoa; ao passo que o Conde a todos impressionou com a firmeza de seus princípios e a profundidade de suas opiniões.

 

Dona Isabel é a primeira das três filhas do Príncipe Dom Fernando e da Princesa Dona Maria da Graça de Orleans e Bragança. Descende, por sua mãe, de ilustres Famílias tituladas do Império – das antigas Províncias de Minas Gerais e do Ceará – e também da Bélgica. Formada em Psicologia, em 2009 foi desposada pelo Conde Alexander, membro da Casa Condal-Principesca de Stolberg, do Sacro Império Romano-Germânico, com origens no século VII. Residem em Luxemburgo e têm três filhos.