AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS CINCO ANOS DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL DO PÁROCO DA PARÓQUIA SANTA CRUZ

Publicado em 06/02/2024 às 12:00:27

 

Na quinta-feira, 25 de janeiro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, assistiu à Missa na Paróquia Santa Cruz, em Mogi das Cruzes, São Paulo, celebrada em Ação de Graças pelo quinto aniversário de ordenação sacerdotal do Pároco daquela Paróquia, Padre Marnnyson Thiago Fragoso de Oliveira. O Imperador de direito foi recebido pelo sacerdote e o Bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Luiz Stringhini.

 

Um padre é um sacerdote com o dever e poder religioso de dirigir culto a Deus e realizar cerimônias sagradas. As condições mínimas para se ser ordenado padre são ter, pelo menos, 25 anos de idade; cursado Teologia em faculdade autorizada por um bispo; sido ordenado diácono (clérigo que ajuda o padre no Altar, durante a Missa); e ser solteiro e assim desejar continuar por toda a vida. Hoje, existem cerca de 405 mil padres em todo o mundo, dos quais cerca de 30 mil estão no Brasil.

 

Monarquista e amigo da Família Imperial Brasileira, o Padre Marnnyson Thiago Fragoso de Oliveira é Pároco da Paróquia Santa Cruz desde 2021. Ele foi Juiz Auditor do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São Paulo; Vice-Reitor do Santuário Diocesano Senhor Bom Jesus, em Mogi das Cruzes; Administrador da Área Pastoral Cristo Ressuscitado, em Santarém, Pará; e Segundo Pároco da Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Itaquaquecetuba, São Paulo.

 

Hoje, é também Vice-Coordenador da Comissão Diocesana de Bens Culturais da Igreja na Diocese de Mogi das Cruzes; Assistente Eclesiástico da Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria para a Diocese de Mogi das Cruzes; e Conselheiro Espiritual das Equipes de Nossa Senhora; além de Conselheiro Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Mogi das Cruzes e Professor de Latim da Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo VI, em Mogi das Cruzes.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 98, diz que o Imperador é Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. No Império, o Soberano cumpria essa função – mais representativa do que constitucional – com apoio da Família Imperial. Hoje, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos procuram continuar servindo ao Brasil viajando por todo o País, participando de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitando instituições e, principalmente, tendo contato direto com os brasileiros.