AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA DE 7º DIA DE DOM LUIZ EM VASSOURAS

Publicado em 04/09/2022 às 12:16:35

 

No domingo, dia 24 de julho, celebrou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro, a Missa de 7º dia em sufrágio da bondosa alma do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, falecido a 15 de julho, em São Paulo, aos 84 anos de idade, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e Bênção Apostólica, depois de prolongada enfermidade, suportada sempre cristã e serenamente.

 

O irmão e imediato sucessor dinástico de Dom Luiz, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado naquela ocasião por seu outro irmão – e seu próprio imediato sucessor dinástico –, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança. Para a felicidade do Brasil, assim como foi Dom Luiz, Dom Bertrand e Dom Antonio são verdadeiramente modelo das características e virtudes de todo Soberano que queira ser digno de reinar.

 

Estavam igualmente presentes dois dos demais irmãos do insigne falecido, os Príncipes Dom Francisco e Dom Alberto de Orleans e Bragança, este último com a esposa, a Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança, e os filhos, o Príncipe Dom Antonio Alberto e as Princesas Dona Maria Beatriz e Dona Ana Thereza de Orleans e Bragança, além de veteranos e jovens monarquistas, antigas e novas relações da Família Imperial Brasileira, figuras representativas da sociedade vassourense e distintas senhoras.

 

Promovido pelo Círculo Monárquico de Vassouras, com o apoio da Prefeitura Municipal, o Santo Sacrifício da Missa foi oferecido pelo Pároco daquela Matriz, Pe. José Antônio Silva, benemérito sacerdote quem sua Homilia destacou a catolicidade e as virtudes de Dom Luiz. Ao final da celebração, Dom Antonio discursou, agradecendo a presença de todos e as homenagens prestadas a seu pranteado irmão primogênito, e a Família Imperial de muito bom grado recebeu os cumprimentos dos assistentes.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Luiz, Dom Bertrand, Dom Antonio, Dom Francisco e Dom Alberto, adquiriu o Sítio Santa Maria, em Vassouras, estabelecendo-se ali com sua Família e deixando entre os vassourenses funda impressão de autenticidade enquanto Príncipe brasileiro e católico. Seus filhos, que conservam a propriedade, têm grande afeição pelo Município e por sua gente.

 

Fundada em 1782, sob o nome de Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História com os bem acertados epítetos de “Princesinha do Café” e “Cidade dos Barões”, precisamente por estar situada no coração do assim chamado Vale do Café, região que possui hoje um grande apelo turístico, e que à época do Império chegou a produzir 75% de todo o café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a prestigiosa posição de líder mundial na produção e exportação daquele produto.