AGENDA DOS PRÍNCIPES: LEGISLATIVO DO RIO GRANDE DO NORTE DISCUTE A MONARQUIA E A ABOLIÇÃO

Publicado em 02/06/2022 às 12:00:33

 

Na quinta-feira, dia 12 de maio, em nome do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, seu irmão e segundo sucessor dinástico, o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança, de muito bom grado enviou mensagem para ser lida durante Audiência Pública com o tema “Movimento Pró-Monarquia e o legado da Princesa Isabel, a Redentora”, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, na capital Natal.

 

Uma vez que o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, encontrava-se então em viagem à Europa, a representação de Dom Luiz recaiu naturalmente em Dom Antonio. O Brasil tem, afinal, a felicidade de ter, nesta quadra tão atribulada e decisiva de nossa História, uma sucessão dinástica encabeçada por três Príncipes que são verdadeiramente modelo das virtudes características de todo Soberano que queira ser digno de reinar.

 

O Dep. Federal Príncipe Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança, dileto sobrinho de Dom Luiz, Dom Bertrand e Dom Antonio, participou da Audiência através de videoconferência. Realizada com vistas a discutir a Monarquia no Brasil e a Abolição da Escravidão em nosso País, obra magna da Princesa Dona Isabel, a Redentora, veneranda ancestral de nossos Príncipes, a sessão foi proposta e teve por Presidente o Dep. Estadual Cel. PM André Luiz Vieira de Azevedo.

 

Dom Antonio (cuja mensagem foi lida pelo Chanceler do Círculo Monárquico do Rio Grande do Norte, Dr. Thomas Magnus da Câmara Medeiros) e Dom Luiz Philippe falaram sobre como Dona Isabel representou na História do Brasil o modelo ideal de Soberana católica: santa, sábia e heroica, que ministra a justiça a seu povo e leva seu País à grandeza. A Princesa, ademais, sacrificou conscientemente seu Trono ao assinar a Lei Áurea, pela qual aboliu a escravidão no Brasil, a 13 de maio de 1888.

 

As falas dos Príncipes foram longa e entusiasticamente aplaudidas pelos numerosos veteranos e jovens monarquistas presentes, bem demonstrando a vitalidade da Causa Monárquica. Também fizeram uso da palavra os supracitados Dep. Cel. Azevedo e Dr. Thomas, bem como os demais membros da Mesa de Honra; a saber: o Dep. Federal Gen. Bda. Eliéser Girão Monteiro Filho; o Sarg. PM Evandro Gonçalves da Silva Júnior; o Prof. Rodrigo Cavalcanti Felipe; o Ativista Rafael da Silva; e a Ativista Camila Damásio.