AGENDA DOS PRÍNCIPES: JANTAR COMEMORATIVO DO ANIVERSÁRIO DE DOM BERTRAND

Publicado em 09/02/2023 às 12:00:50

 

Na quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, acompanhado do sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, comemorou a passagem de seu 82º aniversário natalício com um jantar, oferecido por seu Secretariado, no Roma Ristorante, em São Paulo, com a presença de numerosos monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e figuras de destaque.

 

Estavam presentes, dentre outros, o ex-Ministro do Superior Tribunal Militar Dr. Flavio Flores da Cunha Bierrenbach; o ex-Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão Emb. Synesio Sampaio Góes Filho; o Dep. Estadual Frederico Braun d’Avila; o Presidente da Academia Campinense de Letras, Dr. Jorge Alves de Lima; o Juiz de Direito Dr. José Roberto Leme Alves de Oliveira; o Presidente do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, Dr. Mario Navarro da Costa; o Presidente da Pró Monarquia, Dr. José Guilherme Beccari; os Presidentes dos Círculos Monárquicos de São Paulo e São Manuel, Drs. Rubens Vuono de Brito Filho e Ciro Moss d’Avino; o Presidente do Instituto Brasil Imperial, Sr. Jean Alex Tamazato; o Diretor para o Estado de São Paulo da Juventude Monárquica do Brasil, Dr. Guilherme de Faria Nicastro; e o Diretor Tesoureiro da União dos Juristas Católicos de São Paulo, Dr. Miguel Carvalho da Costa Vidigal.

 

As saudações a Dom Bertrand foram feitas pelos acima citados Drs. Alves de Oliveira, Brito Filho e Nicastro, que falaram das virtudes, da grandeza e do patriotismo de nosso Imperador “de jure”. Este, por sua vez, agradeceu a presença de todos e as homenagens que lhe foram prestadas, antes de reafirmar seu compromisso de continuar trabalhando pela Restauração da Monarquia no Brasil e seu desejo de servir ao povo brasileiro a qualquer hora e em qualquer momento que isso lhe for pedido. 

 

No Império, o aniversário do Imperador era um dia de Grande Gala e feriado nacional. Assim, a 12 de outubro (no reinado do Imperador Dom Pedro I) e a 2 de dezembro (no reinado do Imperador Dom Pedro II), havia grandes festas públicas no Rio de Janeiro e nas Províncias. Na capital, a data era celebrada com Missa Solene na Capela Imperial e cortejo até o Paço Imperial, onde o Soberano era cumprimentado por autoridades, pelo corpo diplomático acreditado no Rio de Janeiro e pelo povo.