AGENDA DOS PRÍNCIPES: ENTREGA DO ESPADIM AOS NOVOS ALUNOS-OFICIAIS DA POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO
Publicado em 07/06/2022 às 12:00:08
Na sexta-feira, dia 13 de maio, data do 134º aniversário da Abolição da Escravidão no Brasil, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, na qualidade de Paraninfo, impossibilitado de fazer-se presente, como certamente muito gostaria, foi representado por seu dileto sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, na Cerimônia de Entrega do Espadim aos novos 199 Alunos-oficiais da Turma Dom Pedro I da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em São Paulo.
Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, os Alunos-oficiais – que em julho deste ano ingressarão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com conclusão em 2025 – escolheram o Imperador Dom Pedro I para seu Patrono, e convidaram então Dom Bertrand – tetraneto e eventual sucessor dinástico do indômito Soberano – a ser seu Paraninfo, honroso invitamento ao qual o Príncipe de muito bom grado acedeu.
A Entrega do Espadim é uma tradição de mais de um século. O objeto é o símbolo do Cadete da Polícia Militar, representando o patriotismo e a justiça. Entregue no início do Curso de Formação, a honraria acompanha o Aluno-oficial até sua Formatura como Aspirante a Oficial, quando é substituído por uma Espada. E na APMBB – fundada em 1910 e considerada uma das melhores e mais importantes Academias de Polícia Militar do Brasil – os afilhados de Dom Bertrand receberão primorosa formação.
Concorreram à solenidade, presidida pela Comandante Interina da APMBB, Ten. Cel. PM Silvia Maria Silva Tasso, o Presidente da República, Cap. Jair Messias Bolsonaro; o Comandante Militar do Sudeste, Gen. Ex. Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Gen. Ex. João Camilo Pires de Campos; o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel. PM Ronaldo Miguel Vieira; e diversas outras autoridades civis e militares.
A Família Imperial Brasileira desde sempre nutre profundo respeito e admiração pelas Polícias Militares, instituídas no Brasil pelo bom Rei Dom João VI, que em 1809 fundou a Divisão Militar da Guarda Real da Polícia da Corte, precursora da atual PM do Estado do Rio de Janeiro. A essas valorosas forças policiais, legítimas reservas das Forças Armadas, como tal deve ser assegurado, reconhecido e realçado seu papel intransferível na segurança pública e na defesa territorial da Nação.
Dom Gabriel é o terceiro e único varão dos cinco filhos do Príncipe Dom Pedro de Alcantara e da Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança. Descende, por via materna, de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, e de ilustres Famílias tituladas do Império do Brasil. Formado em Direito, tem atuado desde sempre na iniciativa privada, e em 2009 desposou a então Srta. Luciana Oliveira de Souza Guaspari. Residem em São Paulo e têm dois filhos.