AGENDA DOS PRÍNCIPES: ENCENAÇÃO DA COROAÇÃO E SAGRAÇÃO DE DOM PEDRO I

Publicado em 20/12/2022 às 12:00:08

 

Na quinta-feira, dia 1º de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelos irmãos e cunhadas, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, o Príncipe Dom Francisco e a Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança, na Encenação da Coroação e Sagração de seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro.

 

O ato foi promovido com apoio da Comissão de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, da Associação dos Amigos da Antiga Sé e da Fundação Cesgranrio, a fim de marcar – no contexto das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil – os 200 anos da Coroação e Sagração de Dom Pedro I, celebradas a 1º de dezembro de 1822, naquele mesmo templo católico, que era então a Capela Imperial do Rio de Janeiro.

 

Os Príncipes e as Princesas foram recebidos pelo Pároco da Antiga Sé, Pe. Silmar Alves Fernandes; a Diretora Executiva da Associação dos Amigos da Antiga Sé, Dra. Daisy Gil Ketzer; e o Presidente da Cesgranrio, Eng. Carlos Alberto Serpa de Oliveira; todos eles membros da Comissão de Preservação da ArqRio. No interior da Igreja, Dom Antonio e o Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, O.Cist., descerraram juntos uma placa comemorativa do Bicentenário da Independência.

 

Dom Pedro I proclamou nossa Independência no dia 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, e foi aclamado Imperador do Brasil a 12 de outubro do mesmo ano, no Campo de Santana, no Rio de Janeiro. O Soberano foi sagrado e coroado pelo Bispo Capelão-Mor do Rio de Janeiro, D. José Caetano da Silva Coutinho, em cerimônia que incluiu a celebração de uma Missa Pontifical. Ao final da solenidade, Dom Pedro I foi saudado pela população da capital do Império.