AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND REZA POR DOM LUIZ E POR SUA NOVA MISSÃO

Publicado em 21/08/2022 às 12:00:57

 

Na sexta-feira, dia 15 de julho, depois de ter sido informado que o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, havia falecido, confortado com os Sacramentos da Santa Igreja e a Bênção Apostólica, seu irmão e imediato sucessor dinástico, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, tornado então o novo Chefe da Casa Imperial, profundamente consternado, recolheu-se em oração na Sede do Secretariado da Casa Imperial, em São Paulo.

 

Dom Bertrand rogou pelo descanso eterno da bondosa alma de seu irmão, na certeza de que Dom Luiz encontra-se agora no Céu, junto de seus antepassados, alguns dos quais Santos canonizados pela Igreja, intercedendo pelo Brasil. O Príncipe também pediu que seja-lhe concedida a graça, em sua missão à frente do ramo brasileiro da Dinastia Bragantina, de poder servir à Nação segundo o luzidio exemplo de fidelidade, bravura e santidade deixado pelo irmão e por tantos e tantos de seus insignes maiores.

 

Nosso novo Imperador “de jure” pôs-se diante da relíquia do Santo Lenho da Cruz, fragmento da Cruz em que Nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado, e da Imagem do Sagrado Coração de Jesus, ofertada à sua veneranda bisavó, a Princesa Dona Isabel, a Redentora, por ocasião do nascimento, em 1878, de seu segundo filho, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, avô paterno de Dom Luiz e Dom Bertrand. A Imagem era conservada por Dom Luiz (o neto) em seu gabinete de trabalho na Sede do Secretariado.

 

O Príncipe também estava perante a belíssima, maternal e consoladora Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, já há muitos anos sob os cuidados da Família Imperial Brasileira. A Imagem outrora pertenceu à Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, da qual Dom Luiz e Dom Bertrand foram membros desde o início, em 1960, uma vez que eram discípulos de seu Fundador, o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, eminente pensador católico e monarquista do século XX.

 

Acompanhavam Dom Bertrand naquele emocionante ato de devoção e piedade um pequeno número de monarquistas, dentre os quais alguns dos que tiveram a honra e a felicidade de servir a Dom Luiz diariamente, uns por décadas, de forma inteiramente voluntária e desinteressada, com fidelidade exímia, espontânea e meticulosa, ao mesmo tempo empolgante e tocante, em um convívio harmônico que lembrava algo da doçura de viver inerente à Monarquia. Esses beneméritos são, a saber:

 

O Diretor para o Estado de São Paulo da Juventude Monárquica do Brasil, Dr. Guilherme de Faria Nicastro; o Juiz de Direito Dr. José Roberto Leme Alves de Oliveira; o Secretário da Pró Monarquia, Prof. Luiz Augusto da Silva Franco; os Conselheiros da Pró Monarquia Dr. Osvaldo Rocco e Prof.ª Hayley Ribeiro de Barros Rocco, sua esposa; o Ecônomo da Casa Imperial, Sr. José Luiz Fábio; o Assessor da Casa Imperial Sr. Juan Carlos José Voiseau y Jardón; e o Sr. Nilo Fujimoto, voluntário da Pró Monarquia.