AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND PARTICIPA DE RECEPÇÃO NO PALÁCIO ITAMARATY

Publicado em 21/09/2022 às 12:00:52

 

Na terça-feira, dia 6 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, com o sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, foi convidado de honra da recepção oferecida pelo Presidente da República, Cap. R1 Jair Messias Bolsonaro, e o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Emb. Carlos Alberto Franco França, na Sede do MRE, o Palácio Itamaraty, em Brasília, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil.

 

Também estavam presentes Chefes de Estado e outros representantes oficiais da Lusofonia: os Presidentes da República de Portugal, Cabo Verde e Guiné-Bissau, Prof. Dr. Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, Sr. José Maria Pereira Neves e Gen. Bda. Umaro El Mokhtar Sissoco Embaló; o Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Emb. Zacarias Albano da Costa; e o Ministro da Presidência de Moçambique para Assuntos da Casa Civil, Sr. Constantino Alberto Bacela.

 

Havia ainda outras autoridades e personalidades de destaque, brasileiras e estrangeiras, na recepção, e todos puderam admirar o coração do Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand. A relíquia – que o Imperador deixou em testamento à Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, em Portugal – foi temporariamente cedida pelo Governo Português ao Governo Brasileiro, para as comemorações do Bicentenário, e ficou exposta no Itamaraty, onde foi vista por mais de 7.500 pessoas.

 

À meia-noite, houve uma grande queima de fogos na Torre de TV Digital de Brasília, marcando assim o início do Dia da Pátria, exatos 200 anos após Dom Pedro I, então Príncipe Real de Portugal e Regente do Brasil, às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, proferir seu Brado imortal de “Independência ou Morte!”, pelo qual separou o Brasil de Portugal, conservando da Pátria Mãe Lusa, no entanto, a Fé, a língua, a cultura e a Monarquia, continuando assim, no Novo Mundo, o reinado da Casa de Bragança.