AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM ANTONIO E DONA CHRISTINE COMEMORAM NO RIO DE JANEIRO O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

Publicado em 23/09/2022 às 17:00:53

 

Na quarta-feira, dia 7 de setembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e a cunhada, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, enquanto convidado de honra do desfile cívico-militar do Dia da Pátria na Av. Atlântica, no Rio de Janeiro, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada por seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I.

 

A Casa Imperial foi convidada pelo Governador do Estado, Dr. Cláudio Bomfim de Castro e Silva; o Comandante do 1º Distrito Naval, Alm. Flávio Augusto Viana Rocha; o Comandante Militar do Leste, Gen. Ex. André Luis Novaes Miranda; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional, Maj. Brig. Ar José Madureira Junior; e o Prefeito Municipal, Dr. Eduardo da Costa Paes. O Presidente da República, Cap. R1 Jair Messias Bolsonaro, esteve presente em partes dos festejos.

 

Dom Antonio e Dona Christine assistiram da tribuna oficial, ao lado de autoridades e personalidades de destaque, às apresentações da Marinha, Exército, Força Aérea e das Forças Auxiliares de Segurança. A Marinha promoveu uma parada de navios brasileiros e estrangeiros na Baia de Guanabara; o Exército, salvas de tiros, durante todo o dia, no Forte de Copacabana; e a Força Aérea, acrobacias e saltos livres sobre a Praia de Copacabana. Houve ainda performances musicais das Bandas das três Armas.

 

Nas arquibancadas e em locais próximos à parada militar, incontáveis cariocas, dentre os quais havia numerosos veteranos e jovens monarquistas, com a Bandeira do Império, comemoravam os 200 anos de nossa Independência, que Dom Pedro I proclamou às margens do Riacho do Ipiranga, em São Paulo, com seu Brado de “Independência ou Morte!”, pelo qual separou o Brasil de Portugal, conservando, no entanto, a Fé, a língua, a cultura e a forma monárquica de governo que herdamos dos portugueses.

 

Agradecemos à Cb. Francilane, do Comando Militar do Leste, pelo envio das fotografias que ilustram a publicação.