AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÕES DOS 135 ANOS DA LEI ÁUREA EM VASSOURAS (RJ)

Publicado em 30/05/2023 às 12:00:56

 

No sábado, dia 13 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelos irmãos, os Príncipes Dom Francisco e Dom Alberto e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança, nas comemorações, em Vassouras, no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro, do 135º aniversário da Lei Áurea, pela qual sua bisavó, a Princesa Dona Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, pais de Dom Bertrand e de seus 11 irmãos, mudaram-se para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, com os filhos mais novos. A Família Imperial Brasileira ainda mantém o Sítio e a forte ligação que Dom Pedro Henrique e Dona Maria construíram com o Município e os vassourenses.

 

Fundada em 1782, como a Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História com o apelido de “A Princesinha do Café”, pois está localizada no centro do “Vale do Café”, região hoje com forte apelo turístico e que, no Império, produzia 75% de todo o café consumido no mundo, levando o Brasil à posição de líder mundial na produção e exportação daquele produto. Desde 2023, o Município tem o título de “Cidade Imperial”, reconhecido por Dom Bertrand.

 

Dom Alberto e Dona Maria Gabriela visitaram primeiro a Câmara Municipal, com o filho de Dom Alberto, o Príncipe Dom Pedro Alberto de Orleans e Bragança; a sobrinha, a Princesa Dona Luiza de Orleans e Bragança; e as filhas de Dom Francisco, a Princesa Dona Maria Elisabeth de Orleans e Bragança, com o marido, o Dr. Pablo Trindade de Souza, e a filha, a Srta. Maria Isabel de Orleans e Bragança Trindade de Souza, e a Princesa Dona Maria Eleonora de Orleans e Bragança.

 

Os Príncipes foram recebidos pelo Presidente da Câmara, Ver. José Maria Vaz Capute, e Dom Alberto e Dona Maria Gabriela descerraram a foto, doada pela Família Imperial, de Dona Isabel com o neto, Dom Pedro Henrique, ainda criança. A foto faz parte da Exposição “Vassouras, Cidade Imperial”, sobre o Município e sua ligação com o Império e a Família Imperial. Ainda na Câmara, os Príncipes visitaram a Galeria dos Barões, sobre os mais de 30 titulares do Império que viveram em Vassouras.

 

Em seguida, Dom Alberto participou, no Centro Cultural Cazuza, do Painel “A Participação da Princesa Isabel no processo de Abolição”, presidido pela Prof.ª Dra. Maria de Fátima Moraes de Argon, com a participação também dos Profs. Mes. Angelo Ferreira Monteiro, Antonio Carlos da Silva e Paulo Roberto dos Santos e do Jornalista Maurício Pestana. Ao final, o Príncipe e os demais painelistas responderam às perguntas dos presentes, dentre os quais havia muitos monarquistas e amigos da Família Imperial.

 

Por fim, Dom Francisco e Dona Maria Gabriela assistiram à Santa Missa celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, pelo Pároco, Pe. José Antonio da Silva, em Ação de Graças pela abolição da escravidão e em sufrágio das almas dos abolicionistas e também de Dona Maria, cujo falecimento completava 12 anos naquele dia. Dom Pedro Henrique e Dona Maria estão sepultados no Jazigo da Família Imperial no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, também em Vassouras.

 

As comemorações foram promovidas pela Câmara Municipal de Vassouras, o Círculo Monárquico de Vassouras e o Hotel Fazenda Florença, com apoio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da Secretaria Municipal de Cultura de Vassouras, da Universidade de Vassouras e do Convívio Institucional do Vale do Café, marcando, além do título de “Cidade Imperial”, a criação, este ano, pela Câmara, da Medalha Princesa Isabel, que reconhecerá serviços relevantes prestados ao Município por mulheres.