AGENDA DOS PRÍNCIPES: ALMOÇO NO TURF CLUB DE LISBOA

Publicado em 04/06/2024 às 12:00:20

 

Na quinta-feira, 16 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi homenageado com almoço no Salão dos Reis do Turf Club de Lisboa, Portugal, marcando o fim de sua agenda de compromissos oficiais e particulares no país, onde estava desde o dia 10. O Imperador de direito continuou então sua agenda na Espanha, passando brevemente por Portugal, depois, antes de retornar ao Brasil, no dia 20.

 

No Turf Club, Dom Bertrand foi recebido por Dom Francisco de Bragança van Uden; o Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Ibsen Noronha, sócio do clube, que organizou o almoço; o Diretor, Frederico Pinto Basto; e o ex-Presidente Dom José António José de Mello, 5º Conde de Cartaxo. Também estavam presentes outros monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira, autoridades e figuras de destaque, brasileiros e portugueses.

 

Dom Bertrand e Dom Francisco são primos de sétimo grau, descendentes do Rei Dom João VI e da Rainha Dona Carlota Joaquina. Dom Francisco é filho da Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança e de Nicolaas van Uden e primo do Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal. Além do parentesco, a Família Imperial Brasileira e a Família Real Portuguesa (Casa de Bragança) mantêm boas relações e se encontraram em eventos oficiais e familiares.

 

Fundado em 1883, na capital portuguesa, o Turf Club de Lisboa é um clube de cavalheiros, associação particular de homens com origem no século XVIII, no Reino Unido. Chamado originalmente de Sociedade Promotora da Raça Cavalar, o Turf Club promove, desde sua fundação, o turfe (também chamado de corrida de cavalos), e se tornou um local de reunião da Nobreza Portuguesa. Hoje, reúne também membros interessados em política, trabalho, esporte e sociedade, entre outros temas.

 

O turfe, como atualmente é praticado, tem origem no século XVII, também no Reino Unido, mas evidências arqueológicas mostram que esportes parecidos eram praticados na Grécia e Roma Antigas, Babilônia, Síria, Arábia e Egito. No turfe, corre-se a cavalo, e o esporte envolve também a reprodução, criação e treinamento do animal, competição em diferentes modalidades e aposta sobre o resultado da corrida. É praticado em todo o mundo, inclusive no Brasil, e apreciado por Dom Bertrand.

 

Veterano monarquista e amigo da Família Imperial, Ibsen Noronha é jurista, professor, conferencista e escritor. Foi Presidente da Juventude Monárquica do Brasil e fundou a Associação dos Amigos da Família Imperial, de Brasília, e a Associação para a Defesa da Tradição, Família e Propriedade, de Portugal. Ensinou também na Universidade de Brasília, no Centro Universitário UDF e na Universidade do Legislativo Brasileiro.