AGENDA DOS PRÍNCIPES: ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “+140 ANOS DA PRESENÇA LIBANESA NO BRASIL”

Publicado em 28/03/2023 às 12:00:55

 

Na terça-feira, dia 21 de março, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança, na abertura da Exposição “+140 Anos da Presença Libanesa no Brasil”, realizada no Teatro do Centro Cultural FIESP, em São Paulo, por iniciativa da Associação Cultural Brasil-Líbano. A Exposição permanece aberta ao público até o dia 16 de abril, no Espaço Cultural do Conjunto Nacional, também em São Paulo.

 

Dom Gabriel foi recebido pela Presidente da ACBL, Sra. Lody Moukhaiber Brais. Estavam presentes o ex-Presidente da República Prof. Dr. Michel Miguel Elias Temer Lulia; o Cônsul-Geral da República do Líbano no Brasil, Sr. Rudy El Azzi; a Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sra. Marília Marton Corrêa; outras autoridades, figuras de destaque e membros da comunidade libanesa no Brasil. Durante o evento, houve discursos das autoridades e apresentações sobre a cultura libanesa.

 

Em seu discurso, o Príncipe lembrou que seu tetravô, o Imperador Dom Pedro II, visitando o Líbano em 1876, com a esposa, a Imperatriz Dona Thereza Christina, ficou tão impressionado com as qualidades do povo libanês, que os convidou a imigrarem para o Brasil, onde seriam bem recebidos e prosperariam. Graças ao convite do Imperador, nosso País hoje é o lar de 10 milhões de libaneses e seus descendentes, número superior à população do próprio Líbano, de 6 milhões de habitantes.

 

Fundada em 2006, a Associação Cultural Brasil-Líbano tem por objetivo estreitar as relações entre os dois países, através da cultura, e preservar a memória da imigração libanesa para o Brasil, que teve início por volta de 1880. Para isso, a ACBL organiza eventos comemorativos em datas importantes para a história das relações Brasil-Líbano, sempre apresentando figuras de destaque dos dois países, como estadistas, historiadores, escritores, intelectuais e artistas.

 

O Artigo 98 da Constituição de 1824 diz que o Imperador é o Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. No Império, o Soberano exercia essa função – mais representativa do que constitucional – com o apoio dos familiares. Hoje, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos procuram continuar servindo ao Brasil, viajando por todo o País para participar de solenidades e eventos, visitar instituições e, sobretudo, ter contato direto com o povo brasileiro.

 

Dom Gabriel é o terceiro dos cinco filhos do Príncipe Dom Pedro de Alcantara e da Princesa Dona Maria de Fátima de Orleans e Bragança. Descende, pela mãe, de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, e de importantes Famílias tituladas do Império. Formado em Direito, atua na iniciativa privada, e em 2009 se casou com a então Srta. Luciana de Souza Guaspari, de Família ítalo-brasileira. Residem em São Paulo e têm dois filhos.