AGENDA DOS PRÍNCIPES: A JORNADA DOS PRÍNCIPES EM TAUBATÉ

Publicado em 09/09/2022 às 12:00:30

 

Na quarta-feira, dia 17 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, teve a grata satisfação de visitar Taubaté, no Interior do Estado de São Paulo, a fim de participar, na qualidade de convidado de honra, das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil naquele Município, atendendo assim ao gentil convite feito à sua augusta pessoa pelo Prefeito Municipal, Prof. José Antônio Saud.

 

A visita fez parte do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil “A Jornada dos Príncipes”, idealizado por figuras representativas da sociedade e apoiado pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a sociedade civil, com vistas a levar os membros da Família Imperial Brasileira a refazerem o caminho percorrido por seu indômito antepassado, o Imperador Dom Pedro I, antes de proclamar a Independência, a 7 de setembro de 1822.

 

Taubaté teve um papel de destaque naquela jornada, pois Dom Pedro I, então Príncipe Real de Portugal e Regente do Brasil, viajando do Rio de Janeiro a São Paulo, no final de agosto daquele ano, passou por ali, sendo recebido com grandes festejos pela população local. E seis taubateanos integraram a Guarda de Honra que acompanhava o Príncipe às margens do Riacho do Ipiranga, quando Dom Pedro I proferiu seu brado imortal de “Independência ou Morte!”, pelo qual separou o Brasil de Portugal.

 

Dom Bertrand foi recepcionado no 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo por autoridades civis e militares, e falou ao público ali reunido, antes de seguir em cavalgada festiva pela Avenida Independência, com paradas nas Praças Monsenhor Silva Barros e Dom Epaminondas, sendo o Príncipe sempre recebido com toques de trompete. Ao final do percurso, nosso querido Imperador “de jure” foi à Catedral São Francisco das Chagas, onde rezou pelo futuro cristão e monárquico do Brasil.

 

Por fim, o Príncipe dirigiu-se ao Teatro Metrópole, onde proferiu um discurso a respeito de tudo aquilo que o Brasil – esta nossa grande e amada Terra de Santa Cruz – foi e ainda é chamado a realizar pela Divina Providência. Ao término de sua exposição, Dom Bertrand – que habitualmente impressiona auditórios lotados com a vastidão de seus conhecimentos e a firmeza de seus princípios – foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos numerosos presentes.

 

A visita Imperial certamente deu o tom das comemorações do Bicentenário da Independência em Taubaté. O evento contou com extensa cobertura da imprensa local e adesão maciça e entusiasmada da boa gente taubateana. E o Príncipe, como mais não poderia ser, encantou quantos dele se aproximaram com sua simplicidade sem afetação, mostrando-se sempre coerente com a tradição histórica da Sereníssima Casa de Bragança ao atender com a mesma cortesia grandes e pequenos.