Dona Isabel Maria

DONA ISABEL DE ORLEANS E BRAGANÇA (1944-2017)

 

Sua Alteza Real a Senhora Dona Isabel Maria Josefa Henriqueta Francisca Michaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, era a sexta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil por ocasião de seu falecimento, ocorrido em 2017.

 

INFÂNCIA


Dona Isabel nasceu a 5 de abril de 1944, em La Bourboule (França), e foi a quarta dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, e de sua esposa, a Princesa Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança.

Foi registrada no Consulado-Geral do Brasil em Paris.

Seus padrinhos foram o Príncipe Henri de Orleans, Conde de Paris, Chefe da Casa Real da França, e sua esposa, a Condessa de Paris (nascida Princesa Dona Isabel de Orleans e Bragança), que eram primo terceiro e prima-irmã de Dom Pedro Henrique.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, em maio de 1945, a Família Imperial Brasileira pôde enfim retornar ao Brasil, encerrando assim o injusto e penoso Exílio imposto depois do golpe republicano de 15 de novembro de 1889.

Residiram no Rio de Janeiro e em Petrópolis, antes de mudarem-se, em 1951, para o Norte do Estado do Paraná, então a grande fronteira agrícola do Brasil. No Paraná, a Família Imperial viveu primeiro na Fazenda São José, em Jacarezinho, antes de transferir-se, em 1957, para a Fazenda Santa Maria, em Jundiaí do Sul.

Em 1965, mudaram-se novamente, desta vez para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, antigo polo cafeeiro do Império no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

 

FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL

 

Dona Isabel estudou nos Colégios da Imaculada Conceição (Jacarezinho) e Sacré-Coeur de Marie (Rio de Janeiro). Seguiu então para a Europa, onde cursou Letras nas Universidades de Paris (França) e Munique (Alemanha).

Retornou ao Brasil em 1966, estabelecendo-se no Rio de Janeiro.

Trabalhou, nas décadas de 1970 e 1980, como professora no Movimento Brasileiro de Alfabetização, o qual cuidava da alfabetização de adultos, e, durante a década de 1990, na Agência Columbus, grande escritório de turismo, na capital fluminense, pertencente a alguns de seus irmãos.

Além de português, a Princesa falava fluentemente francês, alemão e inglês.

 

PRINCESA DO BRASIL

 

Dona Isabel frequentemente era convidada a representar a Família Imperial em eventos monárquicos ou solenidades oficiais e semioficiais.

Dedicada à caridade cristã, a Princesa integrou, a partir da década de 1990, a Diretoria da Cruz Vermelha do Brasil.

 

FALECIMENTO

 

Dona Isabel faleceu a 5 de novembro de 2017, no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade, confortada com os Sacramentos da Santa Igreja.

A Princesa foi sepultada no Jazigo da Família Imperial no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras.