Dom Pedro Luiz
DOM PEDRO LUIZ DE ORLEANS E BRAGANÇA (1983-2009)
Sua Alteza Real o Senhor Dom Pedro Luiz Maria José Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil, Príncipe de Orleans e Bragança, era o quarto na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil por ocasião de seu falecimento, ocorrido em 2009.
INFÂNCIA
Dom Pedro Luiz nasceu a 12 de janeiro de 1983, no Rio de Janeiro, e foi o primogênito dos quatro filhos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, e de sua esposa, a Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança.
Seus padrinhos foram seu tio materno, Michel, 14º Príncipe de Ligne, e sua tia paterna, a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.
O Príncipe foi criado na Cidade Imperial de Petrópolis, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, com seus irmãos, a Princesa Dona Amélia, o Príncipe Dom Rafael e a Princesa Dona Maria Gabriela de Orleans e Bragança.
FORMAÇÃO E ATIVIDADE PROFISSIONAL
Dom Pedro Luiz estudou no Instituto Social São José e no Colégio Ipiranga (Petrópolis). Em 2005, concluiu o curso de Administração de Empresas do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, do Rio de Janeiro. Era ainda pós-graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas, também da capital fluminense.
Seguiu então para a Europa, onde trabalhou em um dos maiores bancos daquele Continente, com sede em Luxemburgo, onde residia.
Além de português, o Príncipe falava fluentemente francês e inglês e compreendia bem alemão e espanhol.
PRÍNCIPE DO BRASIL
Desde a infância, Dom Pedro Luiz participava de Encontros Monárquicos e eventos correlatos. Também viajava por todo o Brasil, a fim de conhecer o País a fundo e travar contato com brasileiros de diferentes origens e pensamentos, além de representar a Família Imperial Brasileira em ocasiões de relevo na Europa.
Foi ainda o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil.
FALECIMENTO
Dom Pedro Luiz faleceu a 1º de junho de 2009, aos 26 anos de idade, sobre o Oceano Atlântico, na queda do vôo 447 da Air France, que decolou do Rio de Janeiro com destino a Paris (França).
O Príncipe foi sepultado no Jazigo da Família Imperial no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, no Centro-Sul do Rio de Janeiro.
GOSTOS E PASSATEMPOS
Esportista nato, Dom Pedro Luiz praticava regularmente golfe, tênis e futebol, torcendo, neste último esporte, assim como toda a Família Imperial Brasileira, pelo Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro.
Era ainda um grande apreciador da música clássica.
HONRARIAS
O Príncipe era Grã-Cruz das Imperiais Ordens de Pedro I e da Rosa (Casa Imperial do Brasil).