Dom Pedro III

REI D. PEDRO III DE PORTUGAL

O Rei D. Pedro III de Portugal, hexavô do Chefe da Casa Imperial do Brasil, D. Luiz de Orleans e Bragança, nasceu em 5 de julho de 1717, sendo filho do Rei D. João V de Portugal e da Arquiduquesa Maria Ana da Áustria.

Batizado Pedro Clemente Francisco José Antônio de Bragança, logo ao nascer foi titulado infante de Portugal, adquirindo também a dignidade de Grão-Prior do Crato, Senhor da Casa do Infantado e Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro (Reino de Espanha).

Em 6 de junho de 1760, no Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda, desposou sua sobrinha D. Maria Francisca, Princesa do Brasil, filha de seu irmão Rei José I de Portugal. Apesar de muito ter se falado sobre sua incapacidade de gerar herdeiros devido à idade, o casal gerou sete filhos, sendo quatro varões.

Em 1777, com a ascensão da esposa ao Trono como Rainha D. Maria I de Portugal, ele se tornou, “jure uxoris”, Rei D. Pedro III de Portugal.

Homem de grande fervor religioso, opôs-se ao Marquês de Pombal devido a suas ações contra os jesuítas. “Não esquecerei nunca os bons ensinamentos e instruções que me deram”, teria declarado.

O Rei D. Pedro III de Portugal faleceu em 25 de maio de 1786, com sessenta e nove anos, no Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda. Foi sepultado no Panteão dos Bragança, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.