DOM BERTRAND VISITA BRASÍLIA EM VISTA DOS PREPARATIVOS PARA AS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO

Publicado em 12/04/2022 às 12:00:51

AGENDA DOS PRÍNCIPES (05 E 06/04/22)

 

 

Nos dias 5 e 6 de abril, terça e quarta-feira, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, esteve em Brasília, onde cumpriu extensa agenda de compromissos de representação da Família Imperial Brasileira, reunindo-se com autoridades civis e militares, a propósito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, bem demonstrando não apenas o seu grande prestígio pessoal, como também a vitalidade da Causa Monárquica.

 

A Família Imperial sempre aceitou os convites de autoridades republicanas para participar de atos cívicos relacionados ao Império, pois uma abstenção poderia deslustrar tais cerimônias, conferindo-lhes um caráter puramente político, e de modo algum a Família Imperial quereria contribuir para que um efeito desses se produzisse. Por isso, sem qualquer ressentimento pelo passado, associa-se às autoridades que estão no exercício do poder, na participação das comemorações por elas organizadas.

 

Acompanhou Dom Bertrand o Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Dr. Malcolm Dale Kigar, idealizador e coordenador d’A Jornada dos Príncipes, projeto apoiado pelo Ministério da Defesa, as Forças Armadas, a Polícia Militar do Estado de São Paulo e a sociedade civil organizada, com vistas a levar os membros da Família Imperial a refazerem o caminho que levou seu antepassado, o Imperador Dom Pedro I, a proclamar nossa Independência, a 7 de setembro de 1822.

 

No dia 5, o Príncipe foi à Embaixada da República da Áustria no Brasil, onde se reuniu com o Embaixador, Dr. Stefan Scholz, e a Ministra Conselheira e Chefe de Missão Adjunta, Sra. Judith Schildberger. O Embaixador convidou a Casa Imperial do Brasil a participar do Simpósio “Relações Austro-Brasileiras: a Importância da Imperatriz Maria Leopoldina para a História do Brasil no século XIX”, que a sua legação realizará no Rio de Janeiro, ainda neste ano.

 

Nascida Arquiduquesa da Áustria, na Casa de Habsburgo, a mais alta da Cristandade, a Imperatriz Dona Leopoldina foi desde sempre uma grande defensora dos interesses brasileiros, e teve uma participação expressiva nos acontecimentos que prepararam a Independência e nos que se sucederam ao brado de “Independência ou Morte!” do Imperador Dom Pedro I. De fato, pode-se dizer que o Brasil deve gratidão eterna à nossa primeira Imperatriz.

 

Dom Bertrand foi recebido também pelo Assessor Especial do Gabinete Pessoal do Presidente da República, Gen. Ex. Walter de Souza Braga Netto, no Palácio do Planalto. O Príncipe o felicitou pelo novo cargo no Gabinete Pessoal do Presidente, após pouco mais de um ano como Ministro de Estado da Defesa, e o agradeceu por seu empenho pessoal, e também o das Forças Armadas, com relação às comemorações do Bicentenário.

 

No dia 6, Dom Bertrand visitou o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas Dragões da Independência, onde foi recepcionado pelo Comandante, TC. Cav. Guilherme Santana Ebre, que lhe apresentou os planos para uma série de eventos e publicações alusivos ao Bicentenário. Formado em 1765, aquele valoroso Regimento serviu aos Vice-Reis do Brasil, ao Rei Dom João VI, aos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e – até o presente momento – aos sucessivos Presidentes da República.

 

Ato contínuo, o Príncipe foi recebido pelo Secretário Especial de Cultura, Sr. Hélio Ferraz de Oliveira, no Ministério do Turismo. A Secult é o órgão responsável por coordenar as atividades do Governo Federal em comemoração pelo Bicentenário, como o lançamento de publicações, incentivo à produção artística sobre o tema, reformas de museus e mobilização da Diplomacia Brasileira para que a data seja celebrada também no Exterior.

 

Por fim, Dom Bertrand foi agraciado com um almoço oferecido em sua homenagem pelo Dr. José Theodoro Mascarenhas Menck, na residência deste. Concorreram à ágape, dentre outros, as seguintes altas personalidades: o ex-Min. Tarcísio Gomes de Freitas; o Secretário Nacional de Economia Criativa e Diversidade Cultural, Prof. Rafael Nogueira Alves Tavares da Silva; e o Presidente do Movimento Brasília Capital do Império, Cel. R1 Francisco Yukishique Caldas Marques de Abreu.

 

Em todos os momentos, o Príncipe – sempre coerente com a tradição de acessibilidade e cortesia da Sereníssima Casa de Bragança – foi recebido e ouvido com grande admiração, respeito e interesse. E excogitou-se, inclusive, estender as comemorações para além do dia 7 de setembro deste ano, a fim de marcar também a passagem dos 200 anos da outorga da Constituição Imperial (2024), do nascimento do Imperador Dom Pedro II (2025) e do falecimento de Dona Leopoldina (2026).