DOM BERTRAND PARTICIPA DO XXI CONGRESSO INTERNACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

Publicado em 29/03/2022 às 12:00:25

AGENDA DOS PRÍNCIPES (16/03/22)

 

 

O Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de participar, na qualidade de convidado de honra e principal conferencista, do XXI Congresso Internacional da Propriedade Intelectual, realizado entre os dias 14 e 16 de março, segunda a quarta-feira, no Salão Nobre do Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, em São Paulo, por iniciativa da ilustre Associação Paulista da Propriedade Intelectual.

 

No dia 16, depois de ser cordialmente recebido pelo Presidente da ASPI, Dr. Daniel Andersohn de Souza, Dom Bertrand integrou o Painel “Bicentenário da Independência: a influência da Família Imperial no desenvolvimento da propriedade intelectual brasileira”, com duas outras grandes personalidades, o Cônsul-Geral da República Portuguesa em São Paulo, Dr. Paulo Jorge Nascimento, e o advogado Dr. Nuno Pires de Carvalho. A moderação coube ao também advogado Dr. Alberto Camelier.

 

Os eminentes painelistas explicaram como a vinda da Sereníssima Casa de Bragança para o Brasil, em 1808, e a elevação de nosso País a Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815, levaram à passagem de novas leis, fomentando a industrialização e iniciando a proteção efetiva da propriedade intelectual no Brasil. E prosseguiram, demonstrando como após a Independência, em 1822, o Império deu continuidade àquele processo, com leis de marcas e patentes e acordos internacionais.

 

Nosso querido Príncipe – que habitualmente impressiona auditórios lotados com a vastidão de seus conhecimentos e a firmeza de seus princípios – foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes, ao final de sua fala, e em seguida foi bastante requisitado, tanto por monarquistas como também por não-monarquistas, para cumprimentos e fotografias, bem demonstrando não apenas o seu grande prestígio pessoal, mas também a vitalidade da Causa Monárquica.

 

Ao longo dos três dias de realização daquele Congresso, os participantes puderam acompanhar – de maneira presencial como também on-line – sete outros painéis, além de uma série de mesas-redondas, sempre com vistas a difundir conhecimentos relacionados à propriedade intelectual no Brasil e defender os direitos e os deveres das empresas e dos profissionais que atuam nessa área, sobretudo quando brasileiros. Afinal, tem sido este o objetivo da ASPI desde a sua fundação, em 1983.