DOM BERTRAND PARTICIPA DO II CONGRESSO EDUCA CATÓLICO

Publicado em 24/03/2022 às 12:00:38

AGENDA DOS PRÍNCIPES (13/03/22)

 

 

No domingo, dia 13 de março, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de participar, na qualidade de convidado de honra e principal conferencista, do II Congresso Educa Católico, realizado nos dias 12 e 13, no Auditório do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, em São Paulo, por iniciativa da insigne Diocese de Santo Amaro, no Estado de São Paulo, com grande número de participantes, dentre os quais havia muitos veteranos e jovens monarquistas.

 

Dom Bertrand proferiu palestra intitulada “O Brasil nos desígnios da Divina Providência”, sobre o grande contributo dado pela Família Imperial Brasileira à educação católica tradicional em nosso País. Para não multiplicar os exemplos, recordemos que sua veneranda bisavó, a Princesa Dona Isabel, pensando, sobretudo, na qualificação dos ex-escravos, excogitou, em 1886, pedir a São João Bosco a fundação de escolas profissionalizantes da Congregação Salesiana no Brasil.

 

Nosso querido Príncipe – que habitualmente impressiona auditórios lotados com a vastidão de seus conhecimentos e a firmeza de seus princípios, e que vê os ideais católicos e monárquicos como facetas distintas e harmônicas de um mesmo ideal a ser difundido – foi longa e entusiasticamente aplaudido pelos presentes, ao final de sua fala, e em seguida foi bastante requisitado para cumprimentos e fotografias, bem demonstrando a vitalidade da Casa Monárquica.

 

À abertura dos trabalhos, feita pelo Bispo de Santo Amaro, D. José Negri, seguiram-se, ao longo de todo o Congresso, palestras de altíssimo nível; a saber: “Mutações culturais e as tecnologias anticatólicas da educação”, da Prof.ª Henriete Aparecida da Fonseca; “O que aconteceu com a educação?”, do Pe. José Eduardo de Oliveira e Silva, Pároco da Paróquia São Domingos, da Diocese de Osasco, em São Paulo; “Tecnocracia como ferramenta de controle”, da Prof.ª Fernanda Fernandes Takitani; “A deseducação e a 4º Revolução Industrial”, da Prof.ª Andreia Medrado Serrano; “O problema do sistema financeiro e da usura na Nova Ordem Mundial e na destruição de toda e qualquer ordem social cristã”, do Dr. Murilo Resende Ferreira; “Desconstruindo Paulo Freire”, do Prof. Thomas Giulliano Ferreira dos Santos; “A Universidade, o Estado pedagogo e o Governo do mundo”, do Sr. José Carlos Alves de Matos Sepúlveda da Fonseca; “Os pilares da Independência”, do Dr. Evandro Fernandes Pontes; “Educação Clássica hoje: mito ou realidade?”, dos Profs. Etelvaldo Souza, Amanda Stella Carrasco, Daiana Vieira e Katia Batalha; e “Cenários possíveis”, do Pe. Wander de Jesus Maia, Pároco da Paróquia Verbo Divino, da Diocese de Santo Amaro.

 

Nos dois dias de sua realização, o evento foi iniciado, como mais não poderia ser, com a celebração de Santa Missa, e o programa foi ainda enriquecido com workshops e sessões de perguntas e respostas, sempre com vistas a compreender o momento atual e apontar o caminho a ser seguido pela família tradicional neste mundo secularizado, onde a moral e as virtudes foram postas de lado e tenta-se impor como “verdade” ideologias inteiramente contrárias aos valores perenes e irrenunciáveis da Fé católica.

00