DOM BERTRAND PARTICIPA DE SESSÃO COMEMORATIVA DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL EM LISBOA, PORTUGAL

Publicado em 31/05/2022 às 12:00:23

AGENDA DOS PRÍNCIPES (11/05/22)

 

 

Na quarta-feira, dia 11 de maio, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, teve a grata satisfação de participar, como convidado de honra, representando a Casa Imperial do Brasil, de Sessão Comemorativa da Independência do Brasil, promovida pelo tradicional Grêmio Literário de Lisboa, em sua Sede, o Palacete Loures, na capital de Portugal. Concorreram à solenidade numerosos monarquistas brasileiros e portugueses, figuras representativas da sociedade lusa e distintas senhoras.

 

Dom Bertrand falou da grande lição de nossa Independência: emancipação política do Brasil em relação a Portugal, ela não foi uma ruptura com a tradição portuguesa, mas se fez na continuidade daquela tradição. Afinal, o Brasil conservou de Portugal a Sereníssima Casa de Bragança e a tradição política, com a Monarquia. E, apesar de atritos episódicos, inerentes à separação, continuaram sempre vigorosos os laços culturais e afetivos entre as duas Nações, marcados, sobretudo, pela Fé.

 

Ao final de sua fala, o Príncipe foi longa e entusiasticamente aplaudido pela audiência, antes de ser bastante requisitado para cumprimentos e fotografias, bem demonstrando não apenas seu grande prestígio pessoal, como também o da Família Imperial Brasileira. Também fizeram uso da palavra os Profs. Drs. Rui Manuel Figueiredo Marcos e Ibsen José Casas Noronha, Catedráticos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de Portugal.

 

Ato contínuo, serviu-se um Porto de Honra, e teve lugar o lançamento da Medalha Comemorativa da Independência do Brasil, assim como do livro “Uma Visão transcendente da Independência do Brasil”, escrito pelo Dr. Ibsen. A obra – que o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança houve por bem honrar, escrevendo-lhe o prefácio – traz um estudo acurado de nossa emancipação política, através de seu aspecto religioso, um tanto negligenciado pela copiosa bibliografia até hoje produzida sobre o tema.

 

Veterano monarquista e amigo de longa data de nossa querida Família Imperial, o Dr. Ibsen foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil em fins da década de 1990. Hoje ele possui a elevada distinção de ser o primeiro brasileiro a lecionar, conforme dito mais acima, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde ocupa a posição de Regente da Cadeira de História do Direito Luso-Brasileiro.

 

A Sessão foi precedida por um combate de esgrima, realizado na Sala de Armas do Grêmio, recuperando assim uma antiga tradição da instituição. Combateram os meninos Francisco José e Pedro Maria Sousa de Noronha, filhos do Dr. Ibsen e de sua esposa, a Dra. Joana Luísa Nigra de Castro e Sousa de Noronha, sendo aquele último um afilhado de Dom Bertrand. O Príncipe entregou ao vencedor, Francisco José, o Troféu da Independência do Brasil, e a Pedro Maria a supracitada Medalha da Independência.

 

31