DOM BERTRAND É RECEPCIONADO POR LEAIS AMIGOS E MEMBROS DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA NO RIBATEJO

Publicado em 05/05/2022 às 12:00:02

AGENDA DOS PRÍNCIPES (30/04/22)

 

 

No sábado, dia 30 de abril, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, foi homenageado com um almoço gentilmente oferecido pelo Prof. Dr. Ibsen José Casas Noronha e por sua esposa, a Dra. Joana Luísa Nigra de Castro e Sousa de Noronha, leais monarquistas e amigos de longa data da Família Imperial Brasileira, na Herdade Monte do Rebolo, propriedade da mãe da Dra. Joana, a Dra. Francesca Maria do Carmo Nigra de Castro e Sousa, na Região do Ribatejo, em Portugal.

Concorreram à ágape três primos diletos de Dom Bertrand, o Príncipe Dom Duarte de Bragança, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Portugal, acompanhado da esposa, a Princesa Dona Isabel de Bragança, Duquesa de Bragança, e D.ª Elisabeth e D.ª Núria Martorell y de Orleans e Bragança. Dentre os convivas havia também amigos do Príncipe homenageado e de seus anfitriões, monarquistas portugueses, figuras representativas da sociedade local e outras distintas senhoras.

Dom Duarte é filho da Princesa Dona Maria Francisca de Orleans e Bragança e do Príncipe Dom Duarte Nuno de Bragança, Duque de Bragança e Chefe da Casa Real de Portugal de 1932 até o seu falecimento, em 1976. D.ª Elisabeth e D.ª Núria, por sua vez, são filhas da Princesa Dona Thereza de Orleans e Bragança e do Sr. Ernesto Martorell y Calderó. Irmãs, Dona Maria Francisca e Dona Thereza eram netas da Princesa Dona Isabel, a Redentora, e do Conde d’Eu.

 

As Princesas eram, portanto, primas-irmãs do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand. Dom Duarte e Dom Bertrand compartilham ademais o ideal de Restauração de uma sociedade autenticamente cristã e monárquica abrangendo todo o Mundo Lusófono, marcada pela afetividade, tão própria da gente portuguesa e ainda acentuada ao transpor o Oceano Atlântico e chegar ao Brasil.

O Dr. Ibsen foi o Presidente da Juventude Monárquica do Brasil em fins da década de 1990, e hoje possui a distinção de ser o primeiro brasileiro a lecionar na célebre e histórica Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, onde ocupa a posição de Regente da Cadeira de História do Direito. Ele e a esposa têm dois filhos, os meninos Francisco José e Pedro Maria de Sousa Noronha, sendo este último um afilhado de Dom Bertrand.

 

O Casal Noronha também promoveu durante muitos anos, em sua residência em Brasília, com o Apoio da Associação dos Amigos da Família Imperial, o Recital da Independência, em comemoração do 7 de setembro, Dia da Pátria. Aquele concerto – sempre tão concorrido e que marcou época – invariavelmente contava com a presença de nossos Príncipes e Princesas e das mais altas autoridades do Estado Brasileiro, expoentes da sociedade do Distrito Federal e veteranos e jovens monarquistas.