DOM BERTRAND CUMPRE EXTENSA AGENDA NO DISTRITO FEDERAL E EM GOIÁS

Publicado em 02/11/2021 às 20:27:53

AGENDA DOS PRÍNCIPES (12 a 17/10/2021)

 

Entre os dias 12 e 17 de outubro, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, esteve no Distrito Federal e no Interior do Estado de Goiás, cumprindo extensa agenda de compromissos de representação da Família Imperial Brasileira, com reuniões com autoridades civis, militares e eclesiásticas, assim como lideranças e veteranos e jovens monarquistas, bem demonstrando não apenas o prestígio pessoal do Príncipe, mas também a força e a vitalidade da Causa Monárquica.

 

Seguindo o luzidio exemplo de seu magnânimo trisavô, o Imperador Dom Pedro II, que sempre iniciava suas viagens por todo o Brasil indo ao encontro do Clero local, Dom Bertrand esteve na quarta-feira, dia 13, com D. Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, e D. Fernando José Monteiro Guimarães, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, na Sede da Cúria Arquidiocesana de Brasília. Ato contínuo, visitou D. Adair José Guimarães, Bispo de Formosa, na Cúria Episcopal daquela Diocese, em Goiás. 

 

De volta a Brasília, o Príncipe foi recebido pelos Deps. Roberto Sebastião Peternelli Junior (SP) e Enrico van Blarcum de Graaff Misasi (SP), em seus respectivos Gabinetes no Congresso Nacional. À noite, Dom Bertrand foi agraciado com um jantar oferecido em sua homenagem pelo Movimento Brasília Capital do Império, no Instituto Divino Mestre, com a presença de D. João Evangelista Martins Terra, Bispo Auxiliar Emérito de Brasília, e do Prof. Rafael Alves da Silva Nogueira, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

 

Na quinta-feira, dia 14, o Príncipe esteve com a Dep. Carla Zambelli Salgado (SP), na residência da parlamentar; com o Gen. Ex. Walter Souza Braga Netto, Ministro de Estado da Defesa, e o Ten. Brig. Luis Roberto do Carmo Lourenço, Comandante da Escola Superior de Guerra, na Sede daquele Ministério; com o Cap. Tarcísio Gomes de Freitas, Ministro de Estado da Infraestrutura, na Sede de seu Ministério; com o Sr. Gilson Machado Guimarães Neto, Ministro de Estado do Turismo, e o Sr. Mário Luís Frias, Secretário Especial da Cultura, na Sede daquele Ministério; e com o Gen. Ex. Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, no Palácio do Planalto, Sede da Presidência da República. 

 

Encerrando seus compromissos no Distrito Federal, na sexta-feira, dia 15, Dom Bertrand foi recebido pelo Sr. Sérgio Nascimento de Camargo, Presidente da Fundação Cultural Palmares, na Sede daquela Instituição. Toda a passagem do Príncipe por Brasília – e essa visita em particular – surpreendeu a imprensa, à qual parece escapar o fato de que a Família Imperial desde sempre procurou manter relações cordiais com os Governos da República, respeitando as autoridades constituídas, assim como a lei a ordem vigentes. 

 

Pois, não sendo a Monarquia um partido, mas sim uma solução nacional, esta necessitará de homens que compreendam nossos problemas e conheçam suas soluções, além de instituições que permitam a esses homens realizar seus programas. O regime monárquico não poderá se reerguer sobre as ruínas do País; pelo contrário, ao pedirmos as contas à República, devemos por nas conchas da balança não só os muitos sacrifícios que ao Brasil ela tem pedido, mas também os serviços que pôde prestar à Nação. 

 

No sábado, dia 16, Dom Bertrand assistiu à Missa Solene, na Forma Extraordinária do Rito Romano, celebrada na Imperial Capela Mãe do Bom Conselho, em Abadiânia, Goiás, pelo Pe. Sávio Fernandes Bezerra, Pároco da Capelania Hospitalar São Camilo de Lellis, em Anápolis, naquele Estado. O Santo Sacrifício da Missa foi oferecido em intenção do restabelecimento da saúde do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, então hospitalizado em São Paulo.

Dom Luiz – que desde então, pela graça de Deus Nosso Senhor e a intercessão da Santíssima Virgem, recuperou-se plenamente e pôde retornar ao lar – houve por bem outorgar, em 2020, o título de “Imperial” àquela Capela. A concessão da honrosa mercê foi condicionada à exigência de que naquele hierático recinto a Santa Missa fosse celebrada sempre na Forma Extraordinária do Rito Romano, oferecendo-se continuamente orações pela Família Imperial e também pelo Brasil.

 

Por fim, ainda em Goiás, Dom Bertrand dirigiu-se a Alexânia, onde foi agraciado com uma recepção oferecida em sua homenagem pelo Círculo Monárquico de Alexânia, no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social daquele Município, com a presença do Prefeito Allysson Silva Lima, do Vice-Prefeito Matheus da Silva Ramos, demais autoridades municipais, membros do Clero, figuras representativas da sociedade e do empresariado local, distintas senhoras e numerosos monarquistas.  

 

O Príncipe, podemos dizer, encantou quantos dele se aproximaram por sua simplicidade sem afetação. Coerente com a tradição de acessibilidade da Sereníssima Casa de Bragança, atendeu com a mesma cortesia grandes e pequenos. Não é à toa que muitos republicanos – mesmo os situados no campo ideológico da esquerda – têm visto suas convicções abaladas ao primeiro contato com Dom Bertrand, figura simples, afável, compreensivo e, entretanto, inflexível nos princípios que representa e encarna.