DOM ANTONIO E DONA CHRISTINE ENVIAM MENSAGEM DE FELICITAÇÕES AO BISPO ELEITO DE PETRÓPOLIS

Publicado em 23/02/2024 às 12:00:32

 

No dia 6 de fevereiro, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, escreveram ao Bispo eleito de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, felicitando-o por sua nomeação, a 31 de janeiro, pelo Papa Francisco, para governar a Diocese de Petrópolis. Dom Joel será empossado a 9 de março, durante Missa na Catedral São Pedro de Alcântara, Sede da Diocese, em Petrópolis, Rio de Janeiro.

 

Sucessores dos Apóstolos, os bispos têm a missão de santificar, ensinar e governar uma arquidiocese (território de um arcebispo), diocese (território de um bispo) ou prelazia (que atende às necessidades especiais de um território ou grupo de católicos). Para ser ordenado bispo, o sacerdote deve ter fé sólida eminente; piedade; zelo; boa reputação; pelo menos 35 anos de idade e cinco de sacerdócio; e mestrado ou doutorado em Teologia.

 

Dom Joel foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, onde foi Vigário-Geral; Bispo Referencial do Vicariato Episcopal Leopoldina, Economato, Tribunal Interdiocesano e de Apelação, Departamento Jurídico da Mitra Arquiepiscopal e União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro; Presidente da Comissão Arquidiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis; e Diretor-Executivo do Instituto Jornada Mundial da Juventude Rio de Janeiro. Foi também Secretário-Geral e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

Fundada em 1843, pelo Imperador Dom Pedro II, trisavô de Dom Antonio, e nomeada em sua homenagem, Petrópolis abriga o Palácio Imperial (atual Museu Imperial), construído de 1845 a 1862, para ser casa de verão da Família Imperial Brasileira. Dom Antonio e Dona Christine viveram no Município por mais de 20 anos, com os filhos, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, o Príncipe Dom Pedro Luiz e as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança. 

 

A Diocese de Petrópolis foi criada em 1946, e a Catedral – dedicada a São Pedro de Alcântara, Padroeiro da Família Imperial, Brasil e Petrópolis – foi construída de 1884 a 1969, no estilo neogótico, com doações de Dom Pedro II. O Imperador, sua esposa, a Imperatriz Dona Thereza Christina, filha, a Princesa Dona Isabel, e genro, o Príncipe Dom Gastão, Conde d’Eu, estão sepultados lá, no Mausoléu Imperial, que tem Crucifixo e Altar para celebração de Missas em sufrágio da alma dos Imperadores e Príncipes.