DOM ANTONIO, DONA CHRISTINE E DOM FERNANDO COMPARECEM A MISSA EM HOMENAGEM A IMPERATRIZ DONA THEREZA CHRISTINA

Publicado em 22/03/2022 às 12:00:57

AGENDA DOS PRÍNCIPES (13/03/22)

 

 

No domingo, dia 13 de março, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado por seus irmãos e cunhada, o Príncipe Dom Antonio e a Princesa Dona Christine e o Príncipe Dom Fernando de Orleans e Bragança, na Santa Missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, em sufrágio da bondosa alma de sua veneranda trisavó, a Imperatriz Dona Thereza Christina, cujo nascimento completou 200 anos no dia seguinte.

 

Promovido pelo benemérito Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, o Santo Sacrifício da Missa foi concelebrado pelo Cardeal-Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, e pelo Pároco daquela Freguesia, Pe. Silmar Alves Fernandes, no hierático recinto que outrora foi a Capela Imperial do Rio de Janeiro, onde, em 1843, Dona Thereza Christina, nascida Princesa das Duas Sicílias, foi desposada pelo Imperador Dom Pedro II.

 

Concorreram à brilhante solenidade as seguintes altas personalidades: o Abade Emérito do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, D. José Palmeiro Mendes; o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Sr. Olav Antonio Schrader; o Dep. Estadual Márcio Gualberto dos Santos; o Presidente do Centro Dom Vital, Dr. Renato Resende Beneduzi; e a Diretora Executiva da Associação dos Amigos da Antiga Sé, Dra. Daisy Gil Ketzer.

 

Em sua Homilia, D. Orani recordou as virtudes da Imperatriz, cujo completo alheamento com relação à política, a generosidade para com os mais necessitados, o sorriso terno e o trato sempre amável conquistaram-lhe, no consenso unânime dos corações do povo, o título de “A Mãe dos Brasileiros”. Ao final da celebração, Dom Antonio agradeceu as homenagens à sua ancestral, que deixou à Família Imperial Brasileira o que há de mais precioso: a Fé católica e uma piedade profunda e autêntica.

 

Ato contínuo, os Príncipes e a Princesa dirigiram-se à Sacristia, onde de muito bom grado receberam os cumprimentos dos veteranos e jovens monarquistas, amigos da Família Imperial e demais fieis. Sempre amáveis e solícitos, Dom Antonio e Dom Fernando a todos impressionaram com a profundidade e a palpitação dos conceitos que emitem, ao passo que Dona Christine bem demonstrou que a mais Alta Nobreza em que nasceu, ao invés de dar-lhe brilho, é na verdade adornada por sua augusta pessoa.