AGENDA DOS PRÍNCIPES: VISITA À IGREJA NOSSA SENHORA DA LAPA DOS MERCADORES, PASSEIO PELO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO E ENTREVISTA AO “DIÁRIO DO RIO”

Publicado em 01/06/2023 às 12:00:27

 

No domingo, dia 14 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, visitou a Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Rio de Janeiro. Nosso Imperador “de jure” foi recebido pelo Comissário Administrativo da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Dr. Cláudio André Padilha de Castro, e observou o resultado da reforma do templo, cuja Missa Solene de Reabertura será celebrada no próximo dia 10 de junho.

 

Dedicada a Nossa Senhora da Lapa e administrada pela Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, formada em 1747, por comerciantes e moradores das Ruas do Ouvidor, dos Mercadores e 1º de Março, no Centro do Rio de Janeiro, a Igreja foi construída entre 1743 e 1766, em estilos barroco e rococó, por ordem do Rei Dom João V. O Compromisso – ou seja, o estatuto – da Irmandade foi assinado em 1850, pelo Imperador Dom Pedro II.

 

Dom Bertrand também andou pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro, passando pelo Arco dos Teles, as Ruas do Rosário, do Ouvidor e dos Mercadores e o Largo do Paço (Praça XV de Novembro), onde estão o Paço Imperial – gabinete de trabalho do Rei Dom João VI e dos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II – e a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé – antiga Capela Imperial do Rio de Janeiro, onde Dom João VI foi sagrado e Dom Pedro I e Dom Pedro II foram sagrados e coroados.

 

Por fim, depois de observar a vista da Baía de Guanabara, o Príncipe retornou ao Windsor Florida Hotel, onde estava hospedado, e foi entrevistado pela Jornalista Amanda Raiter, do Jornal “Diário do Rio”, daquela capital. Dom Bertrand falou de suas lembranças e de sua ligação com o Rio de Janeiro, criticou a degradação do patrimônio histórico carioca e o descaso das autoridades competentes e defendeu que o Centro Histórico seja restaurado como no tempo em que a cidade era a capital do Império.

 

Leia a entrevista completa do Príncipe ao Jornal “Diário do Rio”: https://diariodorio.com/entrevista-visitando-o-rio-chefe-da-casa-imperial-fala-da-cidade-seu-patrimonio-cultural-e-do-carioca/