AGENDA DOS PRÍNCIPES: POSSE DO DIRETOR-GERAL DE DESENVOLVIMENTO NUCLEAR E TECNOLÓGICO DA MARINHA

Publicado em 11/04/2024 às 12:00:29

 

Na sexta-feira, 5 de abril, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, assistiu à posse do Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria, no Centro Tecnológico da MB em São Paulo. O Imperador de direito foi recebido pelo novo Diretor-Geral e o Comandante da MB, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que presidiu o ato. Também estavam presentes outras autoridades e figuras de destaque.

 

Criada em 2008, a Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha é um Órgão de Direção Setorial. Como órgão central executivo do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, planeja, orienta, coordena e controla as atividades nucleares, científicas, tecnológicas e de inovação para o preparo das Marinhas do Amanhã e do Futuro; aplicação do Poder Naval; e avanço dos Programas de Desenvolvimento de Submarinos e Nuclear da MB.

 

A Constituição de 1824, no Artigo 98, diz que o Imperador é Chefe Supremo e Primeiro Representante da Nação. No Império, o Soberano cumpria essa função – mais representativa que constitucional – com apoio da Família Imperial Brasileira. Hoje, Dom Bertrand, seus irmãos, cunhados e sobrinhos continuam servindo ao Brasil viajando pelo País para participar de Encontros Monárquicos, solenidades e outros eventos, visitar instituições e, principalmente, ter contato com os brasileiros.

 

A Constituição de 1824, nos Artigos 102 e 148, também diz que o Imperador é Comandante em Chefe das Forças Armadas. A Família Imperial reconhece a importância dessas instituições, pois em seu prestígio e eficiência estão a segurança interna e externa do Brasil e seu destaque no cenário internacional. Depois da Restauração da Monarquia no País, o Estado dará aos militares uma vida digna, sem preocupações materiais que afetem seu moral e os afastem da dedicação total ao serviço do Brasil.