AGENDA DOS PRÍNCIPES: MISSA EM SUFRÁGIO DA ALMA DE DOM PEDRO II NO RIO DE JANEIRO

Publicado em 21/12/2023 às 12:00:20

 

No domingo, 3 de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e a cunhada, o Príncipe Dom Fernando e a Princesa Dona Maria da Graça de Orleans e Bragança, na Missa em sufrágio da alma de seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II, na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro. Também estavam presentes monarquistas, amigos da Família Imperial Brasileira e figuras de destaque.

 

Os Príncipes foram recebidos pelo celebrante, o Reitor da Imperial Irmandade, Mons. Sérgio Costa Couto; o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Dr. Bruno Hellmuth; o Presidente do Diretório Monárquico do Rio de Janeiro, Dr. André Martins de Miranda; e o Presidente da Associação Portuguesa dos Autarcas Monárquicos, Eng. Manuel Maria Beninger Simões Correia.

 

Na Homilia, o Reitor falou das virtudes, da grandeza e do patriotismo de Dom Pedro II, cujos 49 anos de reinado pessoal, de 1840 a 1889, foram a Era de Ouro do Brasil. A Missa por sua alma é celebrada naquela Igreja todos os anos, no domingo mais próximo aos aniversários de seu nascimento (2 de dezembro de 1825) e falecimento (5 de dezembro de 1891), em agradecimento pelo fato do Soberano ter dado o título de “Imperial” à Irmandade, em 1849.

 

Dedicada à Nossa Senhora da Glória, a Igreja foi construída nos estilos colonial e barroco, de 1714 a 1739, ano em que a Irmandade foi canonicamente instituída, e vem recebendo celebrações da Casa de Bragança desde a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808. Desde a concessão do título de “Imperial”, os descendentes de Dom Pedro II nascidos no Brasil são Irmãos Inatos da Irmandade. A Igreja também tem os títulos de “Monumento Nacional”, desde 1937, e “Basílica Nacional da Assunção”, desde 1950.

 

Dom Fernando é o quinto dos onze irmãos de Dom Bertrand. Formado em Economia, sempre atuou na iniciativa privada. E Dona Maria da Graça (nascida Srta. Maria da Graça de Siqueira Carvalho Baère de Araújo) é descendente das Famílias Ximenes de Aragão, Albuquerque Melo e Holanda, colonizadoras do Nordeste, e de Famílias tituladas do Império e da Bélgica. Dom Fernando e Dona Maria da Graça têm três filhas e três netos e moram no Rio de Janeiro.