AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND HOMENAGEADO PELO CONSELHO DE NOTÁVEIS DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Publicado em 12/03/2024 às 12:00:50

 

Na terça-feira, 5 de março, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, participou de reunião do Conselho de Notáveis da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, na sede dessa entidade, no Rio de Janeiro. O Imperador de direito recebeu então a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Comercial e foi eleito – por aclamação de todos os membros do órgão presentes – membro honorário daquele Conselho.

 

Dom Bertrand foi recebido pelo Presidente da CNC, José Roberto Tadros, que presidiu o ato; o Vice-Presidente Administrativo da CNC, Antonio Florencio de Queiroz Junior; e o Consultor da Presidência da CNC e Coordenador do Conselho, José Bernardo Cabral. Os três falaram da importância da Família Imperial Brasileira para a História do Brasil e das virtudes pessoais do Príncipe, que agradeceu as homenagens e a presença dos membros do órgão e outras figuras de destaque.

 

Fundada em 1945, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é a mais importante entidade sindical do setor terciário no País, representando os comerciantes e defendendo as atividades econômicas do comércio brasileiro. Está presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio e administra o Serviço Social do Comércio e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

 

O Conselho de Notáveis é seu órgão de assessoramento, formado por figuras da vida cultural, intelectual e política brasileira, que estudam temas econômicos, políticos e sociais relevantes para o Brasil e o comércio nacional. Já a Ordem Nacional do Mérito Comercial é dada pela CNC a pessoas e instituições, brasileiras e estrangeiras, vistas como dignas de gratidão e reconhecimento pela entidade. O Presidente da CNC é Grão-Mestre da Ordem, e o Vice-Presidente Administrativo, Chanceler.