AGENDA DOS PRÍNCIPES: DOM BERTRAND E DOM LUIZ PHILIPPE PARTICIPAM DA RECEPÇÃO AO CORAÇÃO DE DOM PEDRO I

Publicado em 15/09/2022 às 12:00:06

 

Na terça-feira, dia 23 de agosto, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, com o sobrinho, o Dep. Príncipe Dom Luiz Philippe de Orleans e Bragança, foi convidado de honra da recepção em Brasília, com honras de Chefe de Estado, oferecida pelo Governo Federal ao coração de seu tetravô, o Imperador Dom Pedro I, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada a 7 de setembro de 1822 pelo Soberano, chamado de “O Libertador”.

 

Em seu testamento, Dom Pedro I (Rei Dom Pedro IV de Portugal) deixou o coração à Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, em Portugal, pelo apoio que recebeu da “Cidade Invicta” na Guerra Civil Portuguesa, a qual lutou contra o irmão, o Rei Dom Miguel I de Portugal, para devolver o Trono Português à Soberana legítima, sua filha, a Rainha Dona Maria II de Portugal. Assim sendo, o Governo Português gentilmente cedeu a relíquia ao Governo Brasileiro, em caráter temporário.

 

Na Sede da Presidência da República, o Palácio do Planalto, Dom Bertrand foi recebido pelo Presidente da República, Cap. R1 Jair Messias Bolsonaro, a Primeira-Dama, D.ª Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro, o Embaixador da República Portuguesa no Brasil, Dr. Luís Filipe Melo e Faro Ramos, e o Ministro de Estado das Relações Exteriores, Emb. Carlos Alberto Franco França. O Príncipe encontrou-se ainda com outras autoridades e personalidades de destaque, nacionais e estrangeiras.

 

Dom Bertrand agradeceu ao Presidente por ter decretado luto oficial em todo o território nacional após o falecimento, no dia 15 de julho, de seu irmão e antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1981 até o seu passamento, e entregou-lhe uma Medalha Comemorativa do Bicentenário da Independência do Brasil. Do Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Prof. Luiz Carlos Ramiro Júnior, o Príncipe recebeu a Medalha da Biblioteca Nacional.

 

Chamado a ser o primeiro a dirigir-se à rampa do Planalto para a recepção oficial do coração de Dom Pedro I, Dom Bertrand viu a relíquia chegar transportada no Rolls-Royce Silver Wraith da Presidência, escoltada pelo 1º Batalhão de Cavalaria de Guardas “Dragões da Independência”, do Exército Brasileiro, e saudada com a tradicional salva de 21 tiros de artilharia. No céu, o Esquadrão de Demonstração Aérea “Esquadrilha da Fumaça”, da Força Aérea Brasileira, fazia acrobacia aéreas.

 

Terminada a solenidade no Planalto, Dom Bertrand, depois de ser saudado pelos Dragões da Independência, seguiu para a Sede do MRE, o Palácio Itamaraty, onde o Ministro França ofereceu uma segunda recepção ao coração. O evento foi abrilhantado por apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB, que apresentou um programa de composições da época ou alusivas à Independência, aplaudido de pé pelos presentes ao final de sua execução. Foi então servido o Porto de Honra aos convidados.

 

Por fim, Dom Bertrand pôde ter um momento reservado junto à relíquia, diante da qual o Príncipe rezou pelo futuro cristão e monárquico do Brasil. Exposto no Itamaraty de 25 de agosto a 5 de setembro, sob a proteção dos Dragões da Independência, o coração foi visitado por mais de 7.500 pessoas, de todas as idades, bem demonstrando o carinho da “brava gente brasileira” por aquele que há 200 anos proferiu seu brado imortal de “Independência ou Morte!”, pelo qual separou o Brasil de Portugal.

 

Desde 1972, ano do Sesquicentenário da Independência, os restos mortais de Dom Pedro I repousam na Cripta Imperial sob o Monumento à Independência do Brasil, no Ipiranga, em São Paulo, com os de suas esposas, as Imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amelia. Por exigência do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até o seu falecimento, em 1981, pai de Dom Bertrand, o local antes foi bento por um sacerdote católico e inclui Crucifixo e Altar.