AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÃO DO DIA DO PATRONO E FORMATURA DO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 26/12/2023 às 12:00:59

 

Na segunda-feira, 4 de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e imediato sucessor dinástico, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Antonio de Orleans e Bragança, na comemoração do Dia do Patrono – seu trisavô, o Imperador Dom Pedro II – do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e formatura de seu Curso de Formação de Oficiais, no Quartel Central da corporação, na capital fluminense.

 

Dom Antonio foi recebido pelo Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do CBMERJ, Cel. BM Leandro Sampaio Monteiro, e o Chanceler do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro Dom Luiz de Orleans e Bragança, o Príncipe Perfeito, Dr. Bruno Hellmuth. Também estavam presentes outras autoridades civil e militares e figuras de destaque. O Príncipe depositou coroa de flores junto ao busto de Dom Pedro II, passou em revista à tropa e assistiu à entrega de espadas aos formandos do CFO.

 

Fundado a 2 de julho de 1856, por ordem de Dom Pedro II, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro – chamado então de “Corpo Provisório de Bombeiros da Corte” – é o mais antigo do Brasil. Foi regulamento em 1860, instalado no atual QC em 1864 e tornado militar em 1880. É Força Auxiliar e Reserva do Exército e faz parte do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seu Dia do Patrono, 2 de dezembro, é a data do aniversário de nascimento do Imperador, em 1825.

 

Depois da Restauração da Monarquia no País, as Polícias Militares e os Corpos de Bombeiros continuarão como legítimas Reservas das Forças Armadas, e seu papel intransferível na segurança pública e defesa territorial do Brasil será reconhecido e destacado. Também às Polícias Federal e Civil – responsáveis por manter a ordem pública e integridade de pessoas e patrimônio – será dado tratamento adequado ao seu papel inegável na defesa do cidadão e no combate ao crime em todas as suas formas.