AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÃO DO DIA DO MARINHEIRO

Publicado em 16/01/2024 às 12:00:42

 

Na segunda-feira, 11 de dezembro, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, assistiu à apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais em homenagem ao Dia do Marinheiro, na Sala São Paulo, em São Paulo. O evento foi promovido pelo Comando do 8º Distrito Naval, uma das nove divisões distritais da Marinha, responsável pelas operações navais, aeronavais e dos fuzileiros navais em São Paulo e no Paraná.

 

O Imperador de direito foi recebido pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da MB, Alte. Esq. Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, e o Comandante do Com8ºDN, V. Alte. Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira. Sob as regências dos Maestros C.M.G. Sidney da Costa e 1ª Ten. Liana Magalhães, a Banda Sinfônica apresentou músicas eruditas e populares. Também assistiram à apresentação outras autoridades civis e militares e figuras de destaque.

 

Comemorado a 13 de dezembro, o Dia do Marinheiro marca o aniversário do Patrono da Marinha, Alte. Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, reconhecendo seu exemplo e o serviço dos que se inspiram nele. Formada pelo Imperador Dom Pedro I depois da Independência, em 1822, a MB é o ramo mais antigo das Forças Armadas no Brasil, e tem como principal missão defender o território nacional, com o Exército e a Força Aérea, e cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil.

 

No Império, o Imperador era Comandante em Chefe das FFAA, e a Família Imperial Brasileira sempre valorizou a missão dos militares, pois em seu prestígio e sua eficiência estão a segurança interna e externa do País e o seu destaque no cenário internacional. Depois da Restauração da Monarquia no Brasil, serão dadas todas as condições para que os membros das Forças Armadas vivam dignamente, sem preocupações materiais que afetem seu moral e os afastem da dedicação total ao serviço do País.