AGENDA DOS PRÍNCIPES: COMEMORAÇÃO DO DIA DA PÁTRIA EM VASSOURAS

Publicado em 12/09/2023 às 12:00:31

 

No dia 7 de setembro, quinta-feira, Dia da Pátria, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo irmão e a cunhada, o Príncipe Dom Alberto e a Princesa Dona Maritza de Orleans e Bragança, em recital na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, centro-sul do Rio de Janeiro. A apresentação comemorou os 201 anos da Independência, proclamada pelo Imperador Dom Pedro I, tetravô de Dom Bertrand e Dom Alberto.

 

O recital, do grupo Lírico, foi promovido pela Paróquia e o Círculo Monárquico de Vassouras, e os Príncipes foram recebidos pelo Chanceler do CMV, Sr. Patrick Mathias. Foram apresentados poemas e sonetos da literatura clássica luso-brasileira, como épicos do poeta português Luís Vaz de Camões e indianistas do brasileiro Antônio Gonçalves Dias, além do Hino da Coroação do Imperador Dom Pedro II. Ao final, Dom Alberto agradeceu as homenagens a seu tetravô.

 

O Sete de Setembro comemora a Independência, proclamada por Dom Pedro I, com seu brado de “Independência ou Morte!”, que separou o Brasil de Portugal, em 1822. No Império, em 1823, a data foi declarada festa nacional, comemorada como dia de Grande Gala, com festas públicas no Rio de Janeiro e nas Províncias. Já na República, foi declarada feriado nacional, em 1949, e é marcada com desfiles cívico-militares em Brasília e na maioria dos Municípios.

 

Dom Alberto é o nono dos onze irmãos de Dom Bertrand. Formado em Direito, sempre atuou na iniciativa privada. Já Dona Maritza (nascida Srta. Maritza Ribas Bokel) é descendente de Tomé de Sousa, primeiro Governador-Geral do Brasil, de 1549 a 1553; do Visconde com Grandeza da Torre de Garcia d’Ávila, primeiro titular do Império, em 1822; e de outras Famílias brasileiras tituladas. Dom Alberto e Dona Maritza têm quatro filhos e vivem no Rio de Janeiro.