AGENDA DOS PRÍNCIPES: CENTENÁRIO DO CENTRO DOM VITAL, DO RIO DE JANEIRO

Publicado em 02/06/2022 às 14:00:52

 

Na quinta-feira, dia 12 de maio, o Príncipe Dom Antonio de Orleans e Bragança assistiu, enquanto convidado de honra, à Santa Missa celebrada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Rio de Janeiro, em Ação de Graças pelo Centenário do benemérito Centro Dom Vital, daquela capital. Dom Antonio de muito bom grado atendeu ao gentil convite que lhe fora feito pelo Presidente do CDV, Prof. Dr. Renato Resende Beneduzi.

 

O Santo Sacrifício da Missa foi concelebrado pelo Cardeal-Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, D. Orani João Tempesta, o Bispo de Duque de Caxias, D. Tarcísio Nascentes dos Santos, e o Pároco daquela Freguesia, Pe. Silmar Alves Fernandes, no hierático recinto que outrora serviu como Capela Real e, depois, Capela Imperial do Rio de Janeiro, onde nossos Imperadores foram sagrados e coroados. Aquela Igreja também foi, até 1976, a Sede Episcopal da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

 

Fundado em 1922, o CDV surgiu em um contexto de revitalização da Fé católica no Brasil, com uma perspectiva militante, cujas palavras de ordem eram a defesa apologética da Religião e da Doutrina da Santa Igreja, bem como do Magistério Clerical de sua Hierarquia. Um século depois, este continua sendo seu objetivo. Seu Patrono é D. Fr. Vital Maria Gonçalves de Oliveira, Bispo de Olinda e Recife na década de 1870, que tanto combateu as influências anticristãs no Estado e na sociedade de seu tempo.

 

A Família Imperial Brasileira jamais poderia deixar de apoiar tão nobre intento. Afinal, uma sociedade que tem a felicidade de contar com uma Realeza autêntica (e também com uma Nobreza sã), que procura dar o bom exemplo, acatando e praticando os preceitos do Cristianismo, o que se pode esperar é que essa sociedade caminhe também para a perfeição. Pois a sociedade só pode chamar-se perfeita quando nela há uma Realeza realmente cristã, que seja a flor e nata da Cristandade.