AGENDA DOS PRÍNCIPES: CASAMENTO DO PRÍNCIPE LUDWIG DA BAVIERA COM A SRTA. SOPHIE-ALEXANDRA EVEKINK

Publicado em 13/06/2023 às 12:00:28

No sábado, dia 20 de maio, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, foi representado pelo sobrinho, o Príncipe do Grão-Pará, Dom Rafael de Orleans e Bragança, com suas irmãs, as Princesas Dona Maria Gabriela e Dona Amélia de Orleans e Bragança, esta última acompanhada do marido, o Sr. James Spearman, no casamento do Príncipe Ludwig da Baviera com a Srta. Sophie-Alexandra Evekink, na Igreja dos Teatinos e São Caetano, em Munique, na Alemanha.

 

A Princesa de Ligne, Dona Eleonora de Orleans e Bragança, o Príncipe Michel, 14º Príncipe de Ligne, sua filha e genro, a Princesa Alix de Ligne e o Conde Guillaume de Dampierre, também estavam presentes, assim como membros de Famílias reinantes, ex-reinantes e nobres da Europa. Depois do casamento, o primo-tio do noivo, o Príncipe Franz, Duque e Chefe da Casa Real da Baviera, ofereceu duas recepções em suas residências, os Palácios de Nymphenburg e Schleissheim, também em Munique.

 

O Príncipe Ludwig é filho do Príncipe Luitpold e da Princesa Beatrix da Baviera. O Príncipe é o herdeiro, depois do pai e do Príncipe Max da Baviera, irmão do Príncipe Franz, da Chefia de sua Casa. A Família Real Bávara, a Casa de Wittelsbach, tem origens no século X e reinou na Baviera desde 1180, como Duques, Eleitores e, por fim, Reis, até sua deposição, em 1918. Já a agora Princesa Sophie-Alexandra da Baviera é de uma Família do Patriciado dos Países Baixos, com origens no século XVIII.

 

A Princesa Dona Maria da Baviera, mãe de Dom Bertrand e de seus 11 irmãos, era irmã do Príncipe Ludwig da Baviera, avô paterno do noivo. Seu pai, o Príncipe Franz da Baviera, era filho do último Soberano daquele país, o Rei Ludwig III da Baviera. Em 1937, o casamento de Dona Maria com o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, foi celebrado na Capela Santa Maria Madalena, no Palácio de Nymphenburg.