AGENDA DOS PRÍNCIPES: AUDIÊNCIA AO PREFEITO E À PRIMEIRA-DAMA DO MUNICÍPIO DE VASSOURAS

Publicado em 01/08/2023 às 12:00:04

 

No domingo, dia 16 de julho, o Príncipe e a Princesa Imperiais do Brasil, Dom Antonio e Dona Christine de Orleans e Bragança, receberam em audiência em sua casa, no Rio de Janeiro, o Prefeito do Município de Vassouras, Sr. Severino Ananias Dias Filho, e a Primeira-Dama, D.ª Carolina Coelho de Almeida Dias. Os Príncipes e o casal conversaram sobre projetos relacionados à Família Imperial Brasileira naquele Município do Centro-Sul do Rio de Janeiro.

 

O Sr. Dias foi eleito Prefeito nas Eleições Municipais de 2016 e reeleito nas de 2020. Filiado ao Partido Liberal, ele também é Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico. Em 2023, a Câmara Municipal de Vassouras aprovou e o Prefeito sancionou a Lei Municipal nº 3.451, dando ao Município o título de “Cidade Imperial”. O título foi reconhecido pelo Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, irmão de Dom Antonio.

 

Em 1965, o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil de 1921 até seu falecimento, em 1981, e a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, pais de Dom Bertrand e seus 11 irmãos, mudaram-se para o Sítio Santa Maria, em Vassouras, com os filhos mais novos. A Família Imperial ainda mantém o Sítio e a forte ligação de Dom Pedro Henrique e Dona Maria com o Município e o povo vassourense.

 

Fundada em 1782, como Sesmaria de Vassouras e Rio Bonito, Vassouras entrou para a História como “A Princesinha do Café”, por estar no centro do Vale do Café, região turística que, no Império, chegou a produzir 75% de todo o café consumido no mundo, levando o Brasil ao posto de líder mundial na produção e exportação do produto. O Município também é conhecido como “A Cidade dos Barões”, por lá terem vivido mais de 30 titulares do Império.

 

No Império, qualquer brasileiro e até estrangeiros eram facilmente recebidos pelo Imperador Dom Pedro II. Para isso, não era necessário roupa especial, bilhete de apresentação, declarações, outras formalidades ou, menos ainda, o favor de políticos ou cortesões. Para ter uma audiência com o Soberano, era necessário apenas se apresentar na Corte, ter o nome escrito em um livro de registros e seguir pelas salas do Paço de São Cristóvão ou do Paço Imperial.

 

Seguindo a tradição de abertura da Casa de Bragança e, em especial, de seu trisavô Dom Pedro II, Dom Antonio e Dona Christine, como imediatos sucessores dinásticos de Dom Bertrand, procuram sempre atender a todos os brasileiros, de modo particular os monarquistas e amigos da Família Imperial. Para os Príncipes, é sempre uma grande alegria receber a visita de veteranos e jovens monarquistas de todo o Brasil e ouvir sobre sua atuação pela Restauração da Monarquia no País.