Dom João VI

DOM JOÃO VI, O CLEMENTE

O Infante Dom João Maria José Francisco Xavier de Paula Luiz Antonio Domingos Raphael de Portugal nasceu em 13 de maio de 1767 em Lisboa, durante o reinado de seu avô materno, o Rei Dom José de Portugal sendo o quarto filho e varão da então herdeira do Trono de Portugal, a Princesa Dona Maria Francisca, Princesa do Brasil, e de seu marido e tio, o Príncipe Dom Pedro, Príncipe do Brasil.

O jovem Infante Dom João teve primorosa educação, estudando letras, ciências, música, equitação, religião, legislação, francês, etiqueta, história e literatura. Em 8 de maio de 1785, desposou por procuração a Infanta Carlota Joaquina da Espanha, neta do Rei Carlos III da Espanha. O casal teve nove filhos e filhas, dentre eles o Imperador Dom Pedro I do Brasil e o Rei Dom Miguel I de Portugal.

No dia 11 de setembro de 1788, quando seu irmão mais velho, o Príncipe Dom José, Príncipe do Brasil, faleceu, aos vinte e sete anos de idade, sem deixar descendentes, o Infante Dom João passou a ser o herdeiro direito de sua mãe, a Rainha Dona Maria I, assumindo o título de Príncipe do Brasil, reservado ao herdeiro do Trono de Portugal. Em 10 de fevereiro de 1792 foi nomeado Príncipe Regente de Portugal, devido ao debilitado estado da saúde mental da Rainha Dona Maria I.

Com a iminência da invasão do Reino de Portugal pelas tropas napoleônicas, em novembro de 1807, o Príncipe Regente Dom João iniciou a transferência da Família Real e da Corte Portuguesa para o Brasil, chegando em janeiro de 1808 a Salvador e em março à capital do Vice-Reinado do Brasil, Rio de Janeiro, onde a Corte se instalou.

Como sede do Império Português, grandes transformações ocorreram no Brasil, sendo entrão fundados o Jardim Botânico, o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Biblioteca Nacional, as Faculdades de Medicina de Salvador e do Rio de Janeiro, assim como a introdução da Imprensa e a Declaração de Abertura dos Portos às Nações Amigas, transformando o Brasil em um polo comercial.

Em 16 de janeiro de 1815, o Príncipe Regente elevou o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, consolidando os avanços realizados na nova sede do Império Português e tendo participação ativa no Congresso de Viena, que remodelava a Europa após a queda de Napoleão.

Em 20 de março de 1816, com falecimento de sua mãe, a Rainha Maria I, Dom João ascendeu como Rei Dom João VI ao Trono de Portugal, Brasil e Algarves, sendo sagrado em 6 de fevereiro de 1818. Nesta época teve início a vinda das Missões Artísticas e Cientificas Francesa e Austríaca sob sua proteção.

Por pressão devido à Revolução do Porto e aos acontecimentos seguintes o Rei Dom João VI retornou a Portugal em 3 de julho de 1821, dando início à Monarquia Constitucional Portuguesa. Em 1825, com o Tratado do Rio de Janeiro, reconhecendo da Independência do Brasil, declarada pelo Príncipe Regente do Brasil, seu filho, o já então Imperador Dom Pedro I, por amor ao povo e às terras brasileiras o Rei Dom João foi reconhecido honorificamente como Imperador Titular do Brasil.

Em 10 de março de 1826, Dom João VI faleceu, aos cinquenta e oito anos da idade, no Palácio de Bemposta, e foi sepultado no Panteão dos Bragança, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.