Pró Monarquia - Site Oficial da Casa Imperial do Brasil
RAINHA DONA MARIA I

Placeholder image

Rainha D. Maria I – A Piedosa

Homenagem à memória da Rainha D. Maria I

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo celebrou a memória de D. Maria I, Rainha de Portugal, Brasil e Algarves, no ano em que se comemora o segundo centenário de seu falecimento, ocorrido no Rio de Janeiro, no dia 20 de março de 1816.

Inicialmente, o Instituto se associou, juntamente com a Casa de Portugal, à oportuna iniciativa do Príncipe D. Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, de mandar celebrar na Igreja de Nossa Senhora do Brasil, no dia 8 de abril, uma Santa Missa em sufrágio de D. Maria I.

Repetiu-se, no ato, precisamente o mesmo ritual religioso celebrado 200 anos antes, no Rio de Janeiro, com a Missa de Requiem em ré menor, do Pe. José Maurício Nunes Garcia, composta em 1816 para os funerais de D. Maria I. A regência foi do maestro Natan Bádue.

Placeholder image

Santa Missa em Sufrágio de D. Maria I
Igreja Nossa Senhora do Brasil
8 de abril de 2016

Além de seleto e numeroso público, estiveram presentes membros da Família Imperial do Brasil e o Dr. Paulo Lopes Lourenço, Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo.

Uma sessão solene em homenagem a D. Maria I foi também realizada no auditório do Instituto, no dia 8 de setembro, com a participação do Príncipe Imperial D. Bertrand de Orleans e Bragança, descendente em linha direta, na 6ª. geração, da homenageada.

Fizeram também uso da palavra, na ocasião, a Presidente do Instituto, Dra. Nelly Martins Ferreira Candeias, e os Professores Ibsen José Casas Noronha (que veio expressamente de Coimbra, Portugal, em cuja Universidade leciona) e Armando Alexandre dos Santos.

(Fonte: "Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo", número 100, ano 122, 2016.)

* * *


Pró Monarquia é uma associação cívico-cultural sem fins lucrativos, fundada em 1990, que tem por finalidade promover, orientar e coordenar iniciativas voltadas à restauração do regime monárquico de governo no Brasil, observada a legitimidade dinástica. Assim, sob os auspícios do Chefe da Casa Imperial do Brasil S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, realiza e incentiva atividades de estudo, formação e divulgação concernentes à Dinastia brasileira, à nossa história, valores e tradições, bem como à excelência do regime monárquico enquanto tal e à realidade nacional, de modo a obter a coesão dos monarquistas brasileiros em torno de um mesmo ideário e atrair para a causa monárquica a simpatia e a adesão dos compatriotas.