Links


Links Nacionais

A redescoberta de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia

Exumação dos restos de nossos Imperadores no Monumento do Ipiranga

Mereceu amplos espaços na mídia impressa e televisiva, bem como na Internet, no mês de fevereiro último, a divulgação dos trabalhos de exumação dos restos do Imperador D. Pedro I e suas esposas as Imperatrizes D. Leopoldina e D. Amélia, realizados na cripta do Monumento do Ipiranga, em São Paulo. A notícia trouxe à luz preciosos e reveladores dados sobre aquelas augustas figuras de nossa História e ensejou manifestações de mestres, especialistas e do público em geral.

Tal trabalho constituiu o núcleo da tese de Mestrado da arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel, no âmbito do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que consumiu três anos de estudos e pesquisas, o último deles voltado à exumação propriamente dita dos corpos e seu exame por professores das várias disciplinas envolvidas, com a utilização dos mais modernos recursos científicos da USP.

Vem ele ensejando uma renovação do interesse - até mesmo de pessoas alheias ao pensamento monárquico - por nosso passado Imperial e por aqueles vultos pátrios, protagonistas de páginas insignes. "Unimos as ciências com o objetivo de enriquecer a história do Brasil", ressaltou a Profª Valdirene.

Links Internacionais - Casas Reais